terça-feira, 17 de novembro de 2009

Células de um mesmo Organismo.


De um tempo pra cá, em meio a perguntas existenciais pré dormida, venho traçando paralelos entre o Universo e um Organismo, e entre cada um de nós e células deste Organismo (tamanha a vastidão do todo, poderíamos relativizar-nos até com organelas de células deste “Organismo”).

Penso que todos os Iluminados que vieram até este plano terráqueo (como Buda, Jesus, Lao-tsé, Sai Baba, Chico Chavier entre muitos outros) tinham em comum a mensagem de amar ao próximo como a si mesmo. Ou seja, como se tudo e todos fizéssemos parte de um único organismo.

Pra mim, pode-se chamar este organismo de Universo, Deus, Tao, Dshibirin Dvictói, Cósmo ou o que cada um bem entender.

Abaixo colocarei um trecho de um texto de Sai Baba que encontrei hoje em um jornal holístico em uma sala de espera.

“Você deve compreender, por meio da contemplação constante, que o mundo é o corpo de Deus e você é uma célula deste corpo. O bem-estar do mundo é também seu bem estar. Esteja convencido disso e aja nesse espírito. Esta é a espiritualidade verdadeira. O aspirante espiritual não pode se excluir do mundo e fugir para um lugar solitário, pois o mundo o seguirá mesmo na caverna profunda, ou na floresta escura. O aspirante espiritual pode alegar progresso somente quando tiver firmado em si próprio a fé sólida na unidade do todo.”

E por fim um trecho do site “ Inovação Tecnológica” onde celebram o primeiro registro fotográfico em 3d de células, permitindo verificarmos como maravilhosamente nossas células se unem “como velcro” formando os tecidos, que formarão os órgãos e por fim o organismo.

“Lembrando pinceladas firmes, à la Rembrandt, esta é a primeira imagem de uma célula humana que permite a visualização das proteínas responsáveis pelos contatos intercelulares.
Este é um avanço real em dois aspectos," explica o professor Achilleas Frangakis, do Laboratório Europeu de Biologia Molecular. "Nunca antes havia sido possível olhar em três dimensões para um tecido em seu estado nativo, de tão perto e com uma resolução tão alta. Nós agora podemos ver detalhes na escala de milionésimos de milímetro. Desta forma nós conseguimos uma visão das interações das moléculas que garantem a adesão das células para formar tecidos - um mecanismo que tem sido discutido há décadas."
Esta é uma célula da pele humana, e a resolução em nível molecular permitiu aos cientistas perceberem que as diversas células unem-se para formar um tecido utilizando conexões parecidas com Velcro. A imagem foi possível graças a uma técnica chamada tomografia crio-eletrônica.”

Lindo lindo!

A foto acima é o registro em 3D de uma célula epitelial. Como bem disse o site parece até obra de Pintor Famoso.

E não é?

Que nós células nos unamos cada vez mais pra solidificar e embelezar cada vez mais esse maravilhoso organismo, né?

0 comentários: